quinta-feira, 13 de junho de 2013

Esta sequência didática foi elabora para turmas de 7º e 8º ano com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública estadual o prazer de uma leitura sociável, bem como interagir de maneira bem sutil no cotidiano desses alunos, pois além da preocupação com o ensino aprendizagem dos educandos esta atividade pode influenciar no comportamento dos nossos jovens chamando a atenção para o comportamento contemporâneo e o mais tradicional e tudo isso abordado num assunto muito simples e direto - a cumplicidade das pessoas.












Objetivos:

  • Compreender a leitura textual, destacando a parte principal da história e a pluralidade cultural;
  • Conhecimento de mundo;
  • Conhecimento conceitual e linguístico;
  • Relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando valores implícitos inerentes à função do gênero;
  • Capacidade de elaborar hipóteses;
  • Capacidade de fazer inferências;
  • Analisar o efeito de sentido consequente do uso de marcas típicas da modalidade oral;
  • Relacionar informações desse gênero textual com o filme “Meu primeiro amor”;
  • Identificar recursos estilísticos. 

Metodologia:



  • Leitura do texto base e análise, através de xerocópias fornecidas aos alunos;
  • Giz/ lousa - para levantamento de questões ;
  • O trabalho de análise poderá ser realizado em duplas;
  • Ler com os alunos o texto base;
  • Estimular para que apontem as características do gênero;
  • Levar o aluno a reflexão sobre os textos compreendendo as características de gêneros;
  • Compreender o texto através de questões interpretativas;
  • Levar o aluno a inferir sobre;
  • Quem é seu autor?
  • Em que situação escreve?
  • Com que finalidade?
  • Quem ele julga que o lerá?
  • Que lugar social e que ideologias  se supõe que este leitor ocupa e assume?

Interpretando o texto 

Analisar de modo interpretativo com base nas seguintes questões:

1.Quem é o autor do texto?
2.Quem são as personagens?
3.O texto é escrito em primeira pessoa, significa isso que a historia se passa pelo próprio autor? Explique:
4.O texto se destina a que tipo de leitor?
5.Qual o espaço da narrativa?
6.Na frase “No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa.” Os termos destacados se referem a locuções adverbiais. Que circunstâncias expressam?
Lugar e modo
Tempo e lugar
Intensidade e lugar
Afirmação e tempo
1.No trecho “Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia?” Nesse trecho temos um discurso direto ou indireto? Explique:
2.No 12º parágrafo aparece a expressão “seus olhos” a que termo se refere o pronome seu? E como é caracterizado “olhos”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário