Esta sequência didática foi elabora para turmas de 7º e 8º ano com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública estadual o prazer de uma leitura sociável, bem como interagir de maneira bem sutil no cotidiano desses alunos, pois além da preocupação com o ensino aprendizagem dos educandos esta atividade pode influenciar no comportamento dos nossos jovens chamando a atenção para o comportamento contemporâneo e o mais tradicional e tudo isso abordado num assunto muito simples e direto - a cumplicidade das pessoas.
Objetivos:
- Compreender a leitura textual, destacando a parte principal da história e a pluralidade cultural;
- Conhecimento de mundo;
- Conhecimento conceitual e linguístico;
- Relacionar informações constantes do texto com conhecimentos prévios, identificando valores implícitos inerentes à função do gênero;
- Capacidade de elaborar hipóteses;
- Capacidade de fazer inferências;
- Analisar o efeito de sentido consequente do uso de marcas típicas da modalidade oral;
- Relacionar informações desse gênero textual com o filme “Meu primeiro amor”;
- Identificar recursos estilísticos.
Metodologia:
- Leitura do texto base e análise, através de xerocópias fornecidas aos alunos;
- Giz/ lousa - para levantamento de questões ;
- O trabalho de análise poderá ser realizado em duplas;
- Ler com os alunos o texto base;
- Estimular para que apontem as características do gênero;
- Levar o aluno a reflexão sobre os textos compreendendo as características de gêneros;
- Compreender o texto através de questões interpretativas;
- Levar o aluno a inferir sobre;
- Quem é seu autor?
- Em que situação escreve?
- Com que finalidade?
- Quem ele julga que o lerá?
- Que lugar social e que ideologias se supõe que este leitor ocupa e assume?
Interpretando o texto
Analisar de modo interpretativo com base nas seguintes questões:
1.Quem é o autor do texto?
2.Quem são as
personagens?
3.O texto é escrito em
primeira pessoa, significa isso que a historia se passa pelo próprio autor?
Explique:
4.O texto se destina a
que tipo de leitor?
5.Qual o espaço da
narrativa?
6.Na frase “No
dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em
casa.” Os termos destacados se referem a locuções
adverbiais. Que circunstâncias expressam?
Lugar e modo
Tempo e lugar
Intensidade e lugar
Afirmação e tempo
1.No trecho “Um beijo
pode deixar a gente exausto, sabia?” Nesse trecho temos um discurso direto ou
indireto? Explique:
2.No 12º parágrafo
aparece a expressão “seus olhos” a que termo se refere o pronome seu? E como é
caracterizado “olhos”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário