terça-feira, 4 de junho de 2013

Ah, a leitura.... Lembro-me bem do início desta atividade tão prazerosa para mim e que me acompanha sempre.... Meu irmão que entrou primeiro na escola e aprendeu a ler antes de mim. Em casa tínhamos muitos livros e enciclopédias, pois meu pai sempre frisava que queria ver seus filhos formados e bem estudados, por isso comprava muitos livros. Sempre que meu irmão chegava da escola eu pedia para que ele lesse para mim um livro de contos de fadas que tínhamos, o que ele nem sempre fazia com boa vontade. Um dia eu pedi para ele parar na metade da leitura e disse que também aprenderia a ler e não precisaria mais dele para essa atividade. Quando entrei na escola, lembro-me até do nome de minha professora, Maria Tereza e seu Caminho Suave.... Suave mesmo, pois aprendemos a ler com muita facilidade, talvez por querer tanto isso ou mesmo por conta da didática dela que era muito boa. Quando consegui juntar as letras e formar palavras disse para mim mesmo "agora sou um homem, pois já sei ler!" Cheguei em casa orgulhoso de mim mesmo e fui até a estante de nossa sala. Era uma tarde ensolarada e o sol se refletia nos livros.... Meu pai tinha uma coleção de Língua Portuguesa de Jânio Quadros com suas capas de fórmica vermelhas. Linda coleção.... Puxei um livro ao acaso e abri em qualquer página para ver se eu sabia ler de fato.... "Le-lem-lembrança de Mo-mor-morrer... Isso mesmo, Lembrança de Morrer de Álvares de Azevedo." Esse foi o primeiro poema que eu li em minha vida.... Confesso que não entendi nada na hora, mas percebi que havia sentimento, que havia sensibilidade neste poema e o guardei em minha mente. Na escola, nos anos seguintes li os livros que as professoras indicavam: "A Ilha Perdida, O Rapto do Garoto de Ouro, O Mistério do Cinco Estrelas...." Que coleção maravilhosa essa vaga-lume. Eu lia até para minha mãe à noite, pois ela gostava muito de leitura também. No Ensino Médio, lá pelo 2º ano voltei a me encontrar com Maneco, desta vez dentro de um contexto - O Romantismo e por essa época minha professora, Eliane, pediu para lermos Amor de Perdição e Senhora, no que eu me apaixonei mais ainda por este estilo. Um dia, minha professora estava com um livrinho nas mãos conversando com outra aluna que o havia devolvido. Perguntei se ela me emprestaria o livrinho para ler, o que ela prontamente fez. Li o livro em uma semana, e confesso que o autor do livro eu já conhecia de nome - tratava-se de Goethe e seu Werther. Foi daí que eu decidi realmente o que queria ser quando crescesse - Professor.
Bem, Álvares de Azevedo sempre me acompanhou em todos os momentos de minha vida. Além dele, passei a ler tudo o que se referisse à literatura: comecei pelos brasileiros, passei para os estrangeiros e meus autores prediletos se encontram todos no séc. XIX e seu Romantismo. Com relação à escrita, até bem pouco tempo atrás eu tinha um caderno onde copiava os poemas de meus autores prediletos. Copiava, lia, relia.... alguns eu sei até decor !!! Era engraçado ver a evolução de minha caligrafia e pensar que eu escrevia tudo aquilo.... Meu irmão passou a gostar de literatura por minha causa, inclusive até compunha poemas e contos, além de desenhar muito!!! Bem, agora ele está lá pertinho dos poetas que tanto amava, juntamente com meu pai e minha mãe. 
Agradeço muito a eles que propiciaram minha formação e se hoje estou onde estou e sou quem eu sou devo muito a eles que prezavam muito o estudo e o conhecimento apesar de não terem tido tanta oportunidade em sua época. Deus abençoe mamãe, papai e meu irmão onde estiverem !!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário